FISIOTERAPIA PÓS CÂNCER DE MAMA
A abordagem fisioterápica em pacientes mastectomizadas é de grande importância independente do tipo de cirurgia de mama. A intervenção precoce tem como objetivos prevenir complicações, promover adequada recuperação funcional e propiciar melhor qualidade de vida às mulheres.
Pós operatório: O pós operatório é marcado por dificuldade na movimentação do braço e do ombro e por dor. O objetivo da fisioterapia é restabelecer brevemente a função de braço, diminuir a dor e prevenir a formação de linfedema, cicatrizes, fibroses e aderências.
A reabilitação precoce pós mastectomia proporciona ganhos na movimentação do braço, previne aderências e deformidades. O breve restabelecimento funcional do ombro e braço darão condições para você prosseguir com o seu tratamento.
LINFEDEMA
Consiste em um acúmulo do fluido linfático no tecido intersticial, o que causa edema, mais frequente em braços e pernas, quando os vasos linfáticos estão prejudicados. Geralmente é indolor com uma sensação crônica de peso. (Fotos 1, 2)
O tratamento do linfedema é por meio da Drenagen Linfática Manual e da terapia compressiva a qual objetiva a redução e a manutenção do mesmo.
Figura 1

Fotos 1 e 2:
Linfedema pós mastectomia
Figura 2

Foto 3:
Terapia compressiva
Figura 3
